sexta-feira, 18 de agosto de 2006

_vírus tuning




Esses dias passeando a noite na minha cidade, reparei o tanto de carros tuning circulando nas ruas, uns realmente uma obra de arte, outros curiosos e até engraçados, mas como diz a frase "gosto é gosto e não se discute" vamos respeitar. Gasta-se muito dinheiro pra fazer um carro assim, disso todo mundo sabe, que da gosto passear com um carro que se destaca todo mundo sabe também, talvez a questão mais interessante seria "Da onde surgiu essa febre tuning? Vamos lá...
Vale um saquinho de amendoim quem souber qual foi o primeiro tuning do mundo. Tá bom, tá bom, amendoim é pouco e a questão é difícil. Vamos pular essa parte da premiação. Já vimos de tudo nesse mundo tuning, no Nordeste dizem que o primeiro tuning de meio de transporte foi colocar sinos no pescoço dos jegues no século XVII. Não, isso não vale não! Em São Paulo, a história é outra, dizem que os bondes, as vezes, apareciam com as rodas cromadas, mas como vamos saber se as fotos da época são preto-e-branco? No Rio os "cumpadi" dizem que depois respondem. Em Curitiba, também ninguém responde, só sabem o que é loira, loira, loira, Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, falam que o assunto melhor que tuning é o "Churras" então deixaram os carros de lado. Difícil viu?
Lendo uma pesquisa aqui, outra reportagem ali, pergunta pra um, pra outro a conclusão foi essa. Na década de 50, quando alguns mecânicos realizavam experimentos nos carros da década de 30, com os motores V* do momento. Rodas, acabamento interno, peças começavam a trocar de lugar, ali nascia a cultura hot-rod que segundo essa informação, seria o berço do tuning no mundo.

Nenhum comentário: