domingo, 6 de agosto de 2006

_do baú (Já foi sucesso, mas a gente continua curtindo)

APERTADO, BARULHENTO, NEM UM POUCO SEGURO, AINDA ASSIM, CHARMOSO. APESAR DAS CONTRADIÇÕES, O VELHO FUSCA SE TORNOU O CARRO MAIS POPULAR DO SÉCULO 20 E HOJE É CULTURA!

Projetado em 1935 pelo engenheiro Ferdinand Porshe - também fundador da cobiçada marca que leva seu nome - o Fusca foi na verdade uma encomenda de Adolp Hitler. O ditador queria um veículo que todos na Alemanha pudessem ter, ou seja, tinha que ser barato e econômico. Assim nasceu o Volkswagen, o "carro do povo". O início da Segunda Guerra, no entanto, acabou atrasando a produção em série, que só começou mesmo em 1946.
Em 1950, quando desembarcaram por aqui, não agradaram muito pela aparência. Mas, graças a sua resistência, capaz de suportar estradas esburacadas e enlamaçadas, a manutenção simples e barata, a economia de combustível e ao seu preço, alem é claro de uma eficiente campanha publicitária, o Fusca caiu no gosto dos brasileiros. E dominou as ruas. Mas por que esse nome? "Fusca é o abrasileiramento do nome Volkswagen". Em alemão, volks se pronuncia folks, e aí foi...

O FUSCA É POP

Um carro com personalidade própria que acabou virando protagonista de um filme. "Se Meu Fusca Falasse", dos Estúdios Disney, música de Almir Rogério, Fuscão Preto, e foi homenageado até pelos Beatles. Alem do próprio nome da banda, um trocadilho entre palavras beetle (besouro, como o carrinho é conhecido na Inglaterra) e beat (batida), na capa do disco Abbey Road um Fusca aparece estacionado.

O Fusca tradicional foi produzido até 2003, sem grandes modificações. Em 99 foi lançado o New Beetle, uma versão moderna do clássico, mas que ao contrário do original é para poucos bolsos.

Um comentário:

Anônimo disse...

hehehehe...ja tive varios desse...